O dia 28/10/2021 foi um dia marcante na história da tecnologia e da internet.
Neste dia, Mark Zuckerberg (famoso Zuckão, Tio Zuck) resolveu mudar o nome do Facebook para Metaverso.
Mas aí você se pergunta, por que cargas d'água ele decidiu fazer isso?A resposta é simples, sua decisão foi baseada no futuro da internet!
Pra ficar mais fácil você entender, vamos dividir essa explicação em 4 conceitos:
- Realidade virtual: você já deve ter visto aqueles óculos grandes futuristas, que geralmente vem acompanhados de headsets embutidos e controles com sensores que captam sua movimentação, te blindando totalmente do mundo real, te proporcionando experiências em um mundo completamente novo.
- Realidade aumentada: diferente da realidade virtual, não se cria um mundo completamente diferente, ela permite sobrepor elementos à visão da nossa realidade, como é o caso dos filtros de instagram por exemplo, ou a febre do Pokemon GO em 2016.
- Realidade mista: no caso da realidade mista é a tecnologia que une as características das duas realidades anteriores. Esta insere objetos virtuais no mundo real e permite a interação do usuário com os objetos, produzindo novos ambientes nos quais, itens físicos e virtuais coexistem e interagem em tempo real.
- Web 3.0: hoje as plataformas são centralizadas, o poder está nas mãos de poucas pessoas.
O conceito da Web 3.0 é dar poder dos dados aos usuários, construtores e proprietários ou seja fazer com que as plataformas e novas redes sociais que surgirão a partir da Web 3.0 sejam descentralizadas e as donas sejam as pessoas que de fato a utilizam. Para isso existirão tokens que funcionarão como recompensas, dinheiro virtual que se tornará dinheiro de verdade. O cenário permitirá que existam diversos Metaversos.
Essa realidade é possível, mas ainda está um pouco longe de existir, o que podemos saber é que existe um universo de possibilidades a serem imaginadas com o Metaverso.
E você, o que acha dessa nova realidade?