Machine Learning ou aprendizado de máquina é uma tecnologia onde os computadores tem a capacidade de aprender de acordo com as respostas esperadas por meio da leitura de diferentes dados, os quais podem ser imagens, números e tudo que essa tecnologia possa identificar.
Quando se desenvolve um sistema de aprendizado de máquina, a estrutura utilizada na programação é diferente da programação de software tradicional. No método tradicional se cria um conjunto de regras para gerar uma resposta a partir do processamento dos dados introduzidos.
Já os algoritmos de Machine Learning são criados a partir dos dados que serão analisados e as as repostas (ou resultados) que se esperam dessa análise, no final do processo o sistema cria as próprias regras ou perguntas.
Um exemplo é o algoritmo do Instagram. Ou seja uma máquina de aprendizagem que aprende de acordo com seu comportamento. Assim, ele consegue entender o que é relevante para você e o que vai fazer você passar mais tempo na plataforma. É por isso que a área de busca é super personalizada e varia de pessoa para pessoa, com base nos comportamentos que ela teve nos últimos dias.
Apesar de ser um conceito não tão novo, só agora a gente vê uso em larga escala dessa tecnologia. Mas, acredite, ainda estamos só no começo. Se elas são muito úteis e impressionantes atualmente, imagine quando estiverem mais treinadas e aperfeiçoadas.